Quem Somos

Apresentação


O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural executado pela EMATER-RO tem experimentado, ao longo de sua existência, desafios enormes e superado todos eles, por isso pode-se dizer que esta superação contribui para o processo de desenvolvimento do Estado de Rondônia.

O tempo está passando e os hábitos e costumes dos cidadãos estão sendo influenciados aceleradamente para mudanças de rompimento com o tradicional e saída da zona de conforto, uma vez que praticamente todos os sistemas que perpassam a vida do ser humano estão interligados, formando uma grande rede globalizada. Tem-se como exemplo as crises financeiras que acontecem em um determinado país e que atingem a todos os demais.

Diante dessa rede de informações e facilidades da sociedade global surge um novo desafio para o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater: as pessoas passaram a ser muito mais exigentes, pela qualidade, segurança, agilidade, entretenimento e pela oferta de produtos e serviços oferecidos pelo governo e instituições não governamentais.

Assim sendo, o conjunto de ações a serem desencadeadas pela EMATER-RO visa à promoção do desenvolvimento agrícola e do espaço rural, através da implementação de políticas públicas estratégicas que objetivam estimular a geração de emprego e renda e de novos postos de trabalho para o produtor rural e suas organizações, com foco na potencialização de atividades produtivas agrícolas voltadas à oferta de alimentos e matérias-primas para agroindustrialização, movimentando a economia dos municípios do estado de Rondônia.

O elenco de Programas, Projetos e Atividades elencadas traduz o esforço e comprometimento da entidade somada à ações e recursos oriundos de políticas estaduais e federais conjugadas às políticas municipais e às parcerias com o setor privado.

A formatação e dinâmica do programa da EMATER-RO é constituído de 3 (três) dimensões com aspectos sociocultural, ambiental e econômica; 4 (quatro) projetos estratégicos formados pela ação social e cidadania, organização social, agroecologia e produção sustentável; 28 (vinte e oito) temáticas de cunho socioeconômico ambiental que se encontram interligadas, bem como, em consonância com as políticas públicas federal, estaduais e municipais.

Essas atividades são desenvolvidas no âmbito da cooperação dos programas e projetos estratégicos celebrados por meio de convênios e/ou contratos com o governo federal, estadual, municipal, e parceiros institucionais de acordo com o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – PROATER e com as prioridades estabelecidas nas políticas públicas das três esferas governamentais, firmada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária – SEAGRI.

Perfil


Natureza Jurídica

A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - EMATER-RO é uma Associação Civil, com personalidade jurídica de direito privado, de fins não econômicos.
Foi declarada Entidade Filantrópica de utilidade Pública Federal em 1972 (Decreto Federal n° 71619/72), Estadual em 1993 (Lei Estadual 536/93) e Municipal em 2002 (Decreto n º 9256/03).

Papel

Prestar serviços de Ater com excelência, onde as ações são desenvolvidas de forma educativa, participativa para e com os agricultores familiares (que são os atores do desenvolvimento sustentável) e suas organizações, com uma visão holística da propriedade; buscando a integração e complementaridade dos fatores de produção, valendo-se para isso das novas metodologias (Diagnóstico Rural Participativo - DRP, Diagnóstico Organizacional Participativo - DOP e outros), técnicas e ferramentas participativas; tendo como objetivo o Desenvolvimento Humano, Social e Econômico Sustentável.

Visão

Ser líder na prestação de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de Rondônia, para a produção sustentável e o desenvolvimento humano.

Missão

Prestar serviço de Ater de forma participativa junto aos agricultores familiares e suas organizações visando o desenvolvimento humano sustentável.

Foco

Iniciar o processo de modernização do agronegócio da agricultura familiar, usando fatores internos de produção, principalmente e, de forma complementar, os fatores externos, visando o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento humano, a recuperação do passivo ambiental, o aumento da produtividade com redução de custos e melhoria da qualidade da produção, pela disponibilidade de conhecimentos através de metodologias participativas.

Talentos Humanos

TALENTOS HUMANOS

TOTAL

Extensionistas Rurais

358

Extensionistas Sociais

67

Extensionistas em Gestão

21

Outros Técnicos

56

(*) Apoio

404

Total Geral

906



(*) Apoio/Lotação

CENGE

CENTRER

GETEC

ESLOCs

PROMEC

OUTROS

Total

Administrativos

40

8

4

81

-

3

136

Apoio

35

37

5

103

86

2

268

Total Geral

75

45

9

184

86

399

404



Infraestrutura

DISCRIMINAÇÃO

TOTAL

Escritórios Locais A e B

64

Subunidades

04

Carros

233

Motos

221

Conjuntos de informática

676